Posted by : 3
sexta-feira, 15 de maio de 2015
Hiragana - ひらがな
A tabela de hiragana representa todos os sons da língua japonesa, semelhante ao nosso alfabeto. Por isso, é possível teoricamente escrever tudo em hiragana. No entanto, em Japonês escrevemos sem espaço, e isso cria um texto praticamente indecifrável. Deve-se saber que não existe um alfabeto propriamente dito em japonês. Em vez disso existem dois silabários, o hiragana e o katakana, onde com exceção do "n", representam sílabas.
Lembre-se que o hiragana foi o primeiro silabário puramente japonês, sendo a primeira coisa que alguém que se está se alfabetizando deve aprender. Utilizar de textos escritos em romanji (com o nosso alfabeto) é apenas saber falar, mas continuar analfabeto. Tenha sempre a tabela de hiragana em mente para que seu estudo da língua japonesa seja real e efetivo.
A tabela é lida de cima para baixo e da direita para a esquerda, no qual é como a maioria dos livros japoneses são escritos. Em Japonês, a ordem e direção dos traços é importante. Como as letras escritas à mão são um pouco diferente das letras comerciais (assim como o "a" é diferente do "a" escrito a mão) é interessante procurar imagens de textos manuscritos.